Apresentação

O ano de 2015 inaugura-se com a formatura da primeira turma do Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Ciências Humanas, habilitação em Geografia, da Universidade Federal do Maranhão – Campus de Grajaú. Apesar dos desafios inerentes à consolidação de um curso superior, principalmente um curso que possui uma estrutura curricular diferenciada em relação às demais licenciaturas, a Universidade Federal do Maranhão vem contribuindo para a formação acadêmica no interior do estado. Já que a conclusão de um curso superior implica em um momento de festa, confraternização, partilha das experiências vividas e dos conhecimentos adquiridos, pode-se afirmar que a “Geografia Maranhense está em festa”! Um curso projetado para valorizar a temática da Interdisciplinaridade requer que se pense a Geografia e o espaço a partir do diálogo com outras disciplinas acadêmicas. Inclusive a interdisciplinaridade é um dos paradigmas contemporâneos da ciência geográfica. O Maranhão, sobretudo as regiões do interior do estado, é um campo aberto para os estudos geográficos. Pode-se dizer que o estado ainda é uma fronteira, do ponto de vista do conhecimento científico, da precarização dos espaços urbano e rural, dos baixos índices de desenvolvimento da educação etc. Somado a isso, aqui reina o mandonismo político e a subjugação social e econômica. Um estado privilegiado pela diversidade cultural e pelos recursos naturais – hídrico, pesqueiro, mineral, paisagístico –, mas profundamente degradados e entregues aos interesses do capital. Eis o Maranhão! O I Encontro Interdisciplinar de Geografia vem reunir estudantes e profissionais da Geografia, das Ciências Humanas e de áreas correlatas para debaterem e compartilharem as experiências e pesquisas sobre o espaço maranhense e de outros estados, numa perspectiva interdisciplinar. Surge como um evento anual, organizado pela UFMA do Campus de Grajaú, porém pretende se expandir para os outros campi da universidade.

Objetivos:
  • Refletir sobre as transformações do espaço maranhense atual numa perspectiva interdisciplinar;
  • Socializar experiências de pesquisa, ensino e extensão com outros campi da UFMA e com estudantes e profissionais de outras universidades;
  • Debater acerca das tendências da Geografia Contemporânea e dos novos rumos da ciência geográfica no Maranhão e Nordeste.



Público-alvo: Acadêmicos e professores da UFMA, de outras instituições e professores da Educação Básica.